15 de julho – Dia do Homem

Dia 08 de março é celebrado o Dia da Mulher, mas você ai sabia que também existe o dia do homem?

Pois é, no Brasil no dia 15 de julho é celebrado o Dia do Homem, porém ao contrário do “movimento” que é causado no dia da mulher no dia do homem o foco principal é a saúde masculina.

Encontrei esse texto que explica o porque e a origem dessa data:

(…) Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior aos 19 dias do mês de novembro. Ambas as datas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. Além disso, ambas foram instituídas na década de 1990.

No Brasil, a data foi proposta pelaOrdem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem. Em se tratando do tema da saúde do homem, o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista exatamente pôr em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, que fosse criado um dia para tal objetivo.

O dia escolhido foi 19 de novembro. Desde o início do século XXI, muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade desse dia.

Outro dos objetivos da reflexão que propõe o Dia do Homem é a igualdade entre os gêneros masculino e feminino. O alvo principal dessa proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas, tanto por condutas machistas quanto por condutas do radicalismo feminista, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo.

Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho ou na convivência com círculos de amigos, etc.

Sendo assim, tanto o dia 15 de julho quanto o dia 19 de novembro são situações oportunas para esse tipo de reflexão.
Por Me. Cláudio Fernandes

Fonte: Brasil Escola

E viva todos os homens do nosso Brasil o/ Rsrsrs

Imagem: Google
Imagem: Google

Você sabia da existência dessa data?

Acompanhem também o Blog SOS da Beleza na fanpageinstagramtwitter ou envia um email: blogsosdabeleza@gmail.com

Grande beijo e até o próximo post. :* <3

You may also like

Sem comentários

  1. A visão nada machista de um homem sobre o próprio universo masculino:

    – Não sabia que havia um “Dia do Homem”. Achava que todos os dias fossem nossos exceto o 8 de março.

    PS: Maldita tecla “enviar”… E como é difícil digitar num smartphone sem tirar a ferradura…

  2. Eu sabia da data, mas achava uma baita bobagem. Bom saber que a causa é algo legal, né! Um incetivo para cuidar da saúde nunca é demais. 🙂

    1. Realmente, isso mostra que nem sempre datas comemorativas é usada pelo comércio para te fazer consumir mais e mais. Que continue assim. Rrsrs
      Obrigada por sua visitinha e pode voltar sempre :* <3

    1. Pois é, com o passar dos anos a data está “crescendo”. Isso é muito bom devido a importância dos cuidados com a saúde. Se bem que todo dia é dia desses cuidados. Rsrsrs
      Obrigada por comentar e volta sempre :*

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário