1º de Agosto – Dia do Esmalte 💅

Olá pessoal, tudo bem?

Desculpa o sumiço nesses últimos dois dias (aconteceram bastante coisas que não tive como liberar post) mas aqui estou eu com mais um post sobre “comemoração“. Dia 29 de Julho foi o dia do Batom (tem post aqui) e hoje 1º de agosto além de ser o início de um novo mês também é comemorado mundialmente o dia do esmalte. 💅 💅 💥 💫 .

Esse queridinho que colore nossas unhas e dão aquele UP nas mãos durante a semana. 😉

Imagem: Google
Imagem: Google

Fiz algumas pesquisas e descobri muita coisa legal sobre a história do esmalte e encontrei um post muito legal no Blog Esmaltoterapia . Vamos conferir?

(…) os antigos egípcios já as coloriam com henna e os chineses e japoneses  usavam vários extratos de plantas medicinais, purê de rosas, pétalas de orquídeas misturados com Alumen (hidratado de potássio- alumínio sulfato – alum de potássio).

Usaram também goma arábica com clara de ovo, gelatina e cera de abelhas.
No século 19,  já havia livros que continham instruções para fazer a pintura de unhas. O estigma contra qualquer forma de cosméticos era muito forte e a maioria das mulheres simplesmente lustravam suas unhas com cremes e pós coloridos.

Em 1925, estudos que desenvolviam pinturas para carros (até então só existiam pretos e marrons) serviram de inspiração para os esmaltes tal como o conhecemos hoje.

No inicio dos anos 30, as mulheres pintavam apenas o centro das unhas e com um lápis branco passava na meia lua  e deixavam a ponta nua.

Imagem: Blog Esmaltoterapia
Propaganda da Cutex

O revolucionário “creme do esmalte” veio da pequena empresa  Elka, com sede em Newark, New Jersey, e era fornecedora de esmaltes para salões de beleza para quem Charles Revson começou a trabalhar como representante de vendas em 1931. Charles Revson e seu irmão mais velho Joseph eram distribuidores. Dentro de um ano, Charles Revson decidiu abrir sua própria empresa  entrando em parceria com seu irmão e um quimico chamado Charles R. Lachman – da Chemical Company Dresden,  (fabricante atacadista e distribuidor  de polimento de unha ) que contribuiu com o “l” ao nome da Revlon. Revlon foi constituída em 01 de março de 1932. – Revlon Nail Polish Corporation.

Imagem: Blog Esmaltoterapia

O esmalte para unha foi o primeiro item de beleza da Revlon. Cremoso  e de longa duração, devia sua superioridade ao uso de pigmentos, o que tambem permitiu uma maior gama de tons vermelhos. Foi uma melhoria em relação a outros fabricantes.

No Brasil as marcas mais antigas que conheço são a Colorama (60 anos) e a Risqué e Big Universo(40 anos).
Mas a cada dia surgem mais empresas com propostas inovadoras e quem ganha somos nós que amamos  esmaltes.  Temos pelo menos 30 marcas de esmaltes no mercado nacional.

(Fonte: Blog Esmaltoterapia)

Abaixo alguns post que já rolaram no Blog SOS da Beleza com a TAG esmalte:

💅  Nova Coleção Luxo da Impala

💅 Esmalte da Semana – Vermelhal [quem disse, Berenice?]

💅 Resenha – Esmalte COLOR SHOW Maybelline NY – 465 CHIC BLOSSOM

Qual sua cor de esmalte preferida?

Gostaram do post? Deixa seu comentário aqui abaixo. 🙂

Acompanhem também o Blog SOS da Beleza nas redes sociais:

1436390475_facebook 1436390791_Instagram 1436390642_twitter

Grande beijo e até o próximo post. :*

You may also like

6 comentários

  1. Olá
    Sabe Janaína, na escola em que trabalho tenho as sextas – feiras um espaço livre, sempre levo esmaltes e as meninas adoram, os meninos pra não ficar de foram inventaram uma moda, ou pintam transparente ou pintam somente a unha do dedo mindinho com uma cor bem berrante, acho muito interessante.
    Quanto a mim, adoro esmaltes diferentes esempre estou comprando algo novo.
    adorei as informações do post.
    bjs bom fim de semana.
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário