Outubro Rosa – Cuide-se

Olá pessoal, tudo bem?

Mais um mês que se inicia e com ele uma campanha mais que especial. É o Outubro Rosa! 

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa a conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama.. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

NO BRASIL:

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

“O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será o tratamento. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.”

Saiba como se prevenir:

Fonte: Brasil Escola / Inca / Google

Grande beijo e até o próximo post.

Acompanha o Blog nas redes sociais. 😉
1436390475_facebook 1436390791_Instagram 1436390642_twitter

You may also like

5 comentários

  1. Muito importante o compartilhamento da informação! 😀 muitas mulheres não sabem da importancia do auto exame e outros, o que acaba gerando piora no quadro!
    Bacana essa proposta de outubro rosa, né?
    Beijo

  2. Sensacional seu post Nay! Muito importante conscientizar as mulheres sobre o cancer de mama e ensinar o auto exame! Perfeito minha linda! Arrasou em todos os sentidos! Parabéns!
    Um super bjo pra vc!
    Carla

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário