Entenda as diferenças entre Blogspot e WordPress

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente adquiri para o meu Blog o domínio (.com.br) e contratei uma empresa de hospedagem (se vocês quiserem posso fazer um post com os detalhes dessas minhas aquisições) por isso o site ficou inativo por algumas horas mas estamos de volta com tudo.

O domínio contratei no registro.br e a hospedagem na HostBits.

Navegando no blog da HostBist encontrei um post bem interessante falando sobre a diferença do Blogspot e WordPress. Antes de criar o meu blog e escolher o WP eu também tive muitas dúvidas e posts como esse foram bem esclarecedores e decisivo para a minha escolha.

Vamos conferir?

 

Entendendo alguns conceitos

Para começar, é preciso esclarecermos algumas definições que podem deixá-lo confuso nesse primeiro momento: Blogspot ou Blogger = biscoito ou bolacha? Esse é um daqueles casos em que cada pessoa chama pela nomenclatura a que está acostumado, porque, na prática, as palavras são sinônimas. Assim, Blogspot também é chamado de Blogger.

Mas e WordPress.com e WordPress.org, tem diferença? Aí tem diferença sim! Enquanto a versão .com é gratuita, fácil de mexer e possui recursos reduzidos, o WordPress.org requer um pouco de conhecimento em HTML, é pago (Hospedagem e Domínio) e os recursos são ilimitados.

Optando pela gratuidade

Tanto o Blogspot quanto o WordPress.com são totalmente gratuitos. E já que se ver livre de investimentos é sempre uma boa opção, principalmente se você tem dúvidas acerca do potencial do negócio, aí estão boas pedidas. Na prática, há blogs gratuitos que recebem uma quantidade enorme de acessos por dia, constituindo-se como a prova viva de que, independentemente de outros fatores, um bom conteúdo realmente faz toda a diferença.

Blogspot

Esse é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Fácil de usar, com ele mesmo quem não tem conhecimento técnico em programação consegue criar blogs rapidamente. Apesar de haver certo preconceito com a plataforma por conta da centenas de blogs ruins existentes na internet feitos com ela, é possível criar blogs de grande qualidade utilizando o Blogspot.

Prós

  • Criação de blogs extremamente fácil através do painel de gerenciamento;
  • Não há a necessidade de conhecimentos técnicos;
  • Serviço gratuito de hospedagem;
  • O usuário não precisa instalar nada;
  • Templates grátis oferecidos pelo próprio blogspot e pela comunidade;
  • Permite a utilização de domínio próprio com redirecionamento automático.

Contras

  • Dificuldade de otimização em motores de busca;
  • Não permite organizar os artigos por categorias;
  • Limitações e restrições para hospedar arquivos.
  • Não permite criar e-mails personalizados @seudominio.com.br

 

WordPress

O WordPress é uma plataforma open-source que permite criar blogs e também gerenciar conteúdo. Possui duas versões: o WordPress.com e o WordPress.org. O WordPress.com oferece as ferramentas necessárias para a criação gratuita de blogs, mas com recursos reduzidos (semelhante ao Blogspot, por exemplo), enquanto no WordPress.org é necessário registrar um domínio próprio e contratar um serviço de hospedagem para usar a plataforma com todos os recursos que estão disponíveis.

Abaixo, segue a relação de prós e contras em relação ao WordPress.org.

Prós

  • Permite a instalação de plugins que dão novas funcionalidades;
  • Permite a instalação de templates grátis e pagos;
  • Oferece recursos avançados de personalização e otimização;
  • Está sendo melhorado continuamente;
  • Permite ter um blog melhor trabalhado para motores de busca;
  • Uma grande comunidade oferece suporte e informações técnicas para o usuário.

Contras

  • Para usá-lo é necessário ter certo conhecimento técnico;
  • É preciso assinar um serviço de hospedagem e comprar um domínio.

Avaliando templates e layouts

O Blogpost oferece uma boa quantidade de modelos de templates pré-definidos que podem ser personalizados de acordo com as funcionalidades disponíveis. Já o WordPress.com oferece poucas alternativas e limita bastante os movimentos criativos — mas vale lembrar que sua versão paga, a WordPress.org, oferece um leque bem maior de opções e permite a customização com recursos praticamente infinitos.

Investindo no domínio

No Blogspot e na versão WordPress.com há limitações de domínio. Assim, no caso do Blogspot, seu endereço ficaria www.exemplo.blogspot.com, enquanto no caso do WordPress ficaria www.exemplo.wordpress.com. Cá entre nós, esse tipo de endereço pega mal para empresas, não concorda? Por isso, uma boa dica seria investir nos domínios .br, que criam uma empatia automática e melhoram seu posicionamento no ranking dos motores de busca.

Conclusão

Devemos lembrar que além dessas duas ferramentas, ainda existem outras plataformas para o gerenciamento de conteúdo na internet. No entanto, é consenso geral que o Blogspot e o WordPress são as melhores até o momento e a escolha vai depender do tipo de projeto e dos objetivos com o Blog. Analisando os prós e os contras mostrados neste artigo, já é possível perceber qual serviço atende melhor as suas necessidades em relação a criação de blogs.

*************************************************************************

Fonte: Blog HostBits

Até o próximo post e sigam o Blog nas redes sociais.

1436390475_facebook 1436390791_Instagram 1436390642_twitter

Grande beijo <3

You may also like

Sem comentários

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário