Cuidados com a pele e cabelos no Outono/Inverno

Hellooo… E o frio? Chegou por ai? Rs! Aqui em Minas já começou a esfriar e eu começo a sofrer, pois meu sangue nordestino não aguenta nem uma brisa quem dirá acordar com 12º.

E ainda estamos no Outono… Imagina quando o inverno chegar? #Chorando

Por isso resolvi elaborar esse post pensando na nossa pele e cabelos nessa época fria do ano para algumas regiões do Brasil. Para quem não sabe, sou natural de Recife-PE (verão o ano inteiro. Rs!) e estou morando em Uberlândia-MG faz 03 meses, mas já morei no Rio e em BH e já sofri nas épocas de frio por lá também.

frio-inferno-neve

Por isso nessa épocas que as temperaturas caem é que nossa pele sofrem muitas agressões, pois a umidade do ar fica menor causando a diminuição na transpiração corporal, esses fatores fazem com que a pele fique mais seca, áspera e em alguns casos descamar;

pele-fatos-problemas

No clima frio passamos a tomar banhos cada vez mais quentes diminuindo a oleosidade natural da pele, causando ressecamento e um aspecto esbranquiçado.

Façam o teste, passem suas unhas de leve na sua perna/braço, se ficam umas listras esbranquiçadas/acinzentada é sinal que a sua pele está ressecada precisando de uma boa hidratação;

Para manter a pele em dia trouxe algumas dicas rápidas e eficientes, vamos lá?

Hora do banho

Banhos quentes e demorados são prejudiciais para a pele e os cabelos pois a água quente estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, deixando o cabelo com aspecto pesado e sem brilho – e outros casos, pode ressecá-lo causando descamações. O ideal é não abusar da temperatura dá água, evite se ensaboar demais ou esfoliar a pele e não use bucha, pois o contato da bucha com a pele retira a hidratação natural; Opte por sabonetes suaves, “hidratantes”; Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante em todo o corpo, principalmente nas áreas mais ressecadas.

Cabelos

Outro agravante comum durante essas estações é o aumento no uso do secador. Se for necessário secar os cabelos, não esqueçam de aplicar antes um bom leave-in, que protege os cabelos do ar quente do secador.

É normal haver também um aumento na queda. Normalmente, isso acontece mesmo, mas não é por causa do frio, e sim porque a cabeça é lavada com menos frequência. Quanto menos a cabeça é higienizada, mais fios tendem a cair. Caso a queda seja maior do que 70, 100 fios/dia, o ideal é procurar um dermatologista e comentar sobre o problema. Mas se a queda estiver, aparentemente, dentro da normalidade, um tratamento no couro cabeludo é indicado uma vez por mês. Os produtos à base de queratina, que devolvem “massa” e reestruturam os fios são os mais indicados para esse período.

Cuidados com a pele oleosa

Para quem tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborreica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo) nesta época do ano.

Para quem prefere evitar os cremes, os dermatologistas recomendam o uso da água termal, que é fácil de aplicar, hidrata, amacia e proporciona viço à pele. “É importante ressaltar também que não se deve aplicar o hidratante corporal na face e vice-versa”.

Cuidado com os lábios

Não podemos esquecer da boca, com essa mudança de clima é comum que os lábios fiquem ressecados e descamem; Além da questão estética, a descamação da pele da boca pode provocar dor e incômodo. Produtos a base de manteiga de cacau, karité, óleo mineral e vaselina são eficazes no tratamento contra a descamação da pele.

Eu utilizo a noite o Bepantol Derma e durante o dia os Lips baby da Maybelline.

Protetor solar

O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Portanto, apesar de você não se “queimar”, o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

Tem resenha aqui com o protetor solar de alta proteção da La Roche-Posay

Além de todos essas cuidados com a pele/rosto/cabelo é importante cuidar também da nossa alimentação.

comida-no-inverno

Devemos ter uma boa alimentação, pois vitaminas e antioxidantes pode trazer benefícios em longo prazo.

Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Se você não é muito fã de água, durante esta estação, uma dica é tomar chás claros ou de frutas. Divida a quantidade que é indicada para um dia, ou seja, 2 litros entre água e chás. Assim, você pode tornar esta atividade mais prazerosa.

Seguindo essas dicas básicas é possível “sobreviver” a essas estações e chegar na primavera com a pele e os cabelos belíssimos. Consultem sempre um dermatologista.

Qual a sua estratégia para o frio? Em breve trago novas dicas para vocês.

Não deixem de acompanhar o Blog nas principais redes sociais.

1436390475_facebook 1436390791_Instagram 1436390642_twitter

Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto é só enviar um e-mail para:blogsosdabeleza@gmail.com.

Grande beijo e até o próximo post.

 

Fonte: Google, SBD, Bolsa de Mulher, Mulher.com, Dermatologia.net;

 

 

You may also like

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário