Tudo que você precisa saber sobre perfumes

Estava realizando umas pesquisas e encontrei um artigo muito bacana, publicado no site das Lojas Renner e resolvi compartilhar com vocês.

Sempre tive “dúvidas” para entender sobre os perfumes, fragrâncias, notas olfativas, etc. e esse artigo é bem esclarecedor. Vamos conferir?

Tudo que você precisa saber sobre perfumes (montamos um bê-á-bá!)

Vamos lá: pense na sua fragrância preferida. Você sabe dizer quais são as notas olfativas dela? Ou, então, se é amadeirada ou floral? E a família à qual ela pertence? Difícil, né? Mas pera que criamos um guia que vai te ajudar a desvendar o universo aromático e falar de perfumes com toda a propriedade do mundo (tipo aquela pessoa que sabe tudo de vinhos e encanta ao falar sobre eles, sabe?). Outra coisa bacana é que com esse conhecimento fica muito mais fácil presentear de forma certeira e, óbvio, também se autopresentear. Prepara o print de tela e corre pro texto abaixo!

// 1. Pra começo de conversa: as informações básicas, que você pre-ci-sa ter!

NOMENCLATURA. É a concentração de essência (que deixa a fragrância mais forte ou mais fraca) que determina o “tipo” do perfume:

_Perfume: é a forma mais pura e concentrada. Possui de 20% a 40% de óleos essenciais e dura cerca de 12 horas na pele.

_Eau de Parfum (traduzido por aqui como água de perfume): o perfume diluído em um volume maior de água. Possui concentração de 11% a 15% e dura de 6 a 8 horas no corpo.

_Eau de Toilette: mais suave, sua concentração varia de 6% a 10%, com fixação de até 6 horas.

_Eau de Cologne ou Água de Colônia: a concentração de sua fragrância é de 3% a 5% e dura em média 2 horas. Super leve!

Splash: refrescante, tem menos de 1% de essência e dura menos de 2 horas.

// 2. Já tá tudo ficando mais claro, né? Hora de saber mais sobre as notas e famílias!

NOTAS OLFATIVAS

Já reparou que toda fragrância muda na pele à medida que as horas passam? Isso acontece porque são compostas por 3 tipos de notas, exaladas e percebidas em etapas diferentes de acordo com a evaporação. São elas:

_Notas de saída (ou de cabeça): são as primeiras a serem sentidas. Leves e frescas, podem ser cítricas (com limão, mandarina, laranja) ou herbais (alecrim, menta ou erva-doce).

_Notas de coração (ou corpo): fixam pra valer e por isso evaporam lentamente. Fazem parte desse grupo as flores (rosa e jasmim são muito tradicionais) e as frutas não cítricas (framboesa e pêssego).

_Notas de fundo (ou base): fixam intensamente e são as últimas a sumirem. Dão peso ao perfume com notas de madeira (cedro e pinho), especiarias (gengibre e noz-moscada), resinas (incensos), alimentos (café) e animais (hoje reproduzidas sinteticamente).

FAMÍLIAS OLFATIVAS

 A predominância de notas em um perfume determina sua família olfativa. Essa combinação pode vir de matérias-primas (flores, madeiras, aromáticos e cítricos) ou de um acorde – combinação com outra ou mais notas. Pode ser feminina, masculina ou mista. Vamos conhecê-las?

_Oriental: chiques e elegantes, os orientais primam pela exuberância das notas quentes, como baunilha, canela e orquídeas. Dá match com a sensualidade pela sua suavidade e frescor.

_Amadeirado: leva misturas de madeira que resultam em aromas mais secos e menos adocicados, como canela, terra ou tabaco.

_Aromático: resultado de um coquetel de ingredientes que mistura aromas cítricos, lavandas e especiarias orientais. Combina com notas modernas, como flores brancas, e aromas rústicos, como lavanda.

_Floral: popular entre as mulheres, é a mais conhecida família olfativa. Seu mix é composto por ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Tem estilo romântico e delicado.

_Frutal: sua fragrância é composta pela deliciosa mistura de pêssegos, morangos e algumas notas cítricas. Aqui, predominam as notas mais doces, sempre com leveza e frescor!

 

// 3. Uma curiosidade pra quem já está craque B-)

PERFUMES GOURMANDS

Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar nele, mas com certeza já sentiu seu aroma por aí. É que o termo faz referência ao mundo das comidas açucaradas e leva notas (aka ingredientes) de baunilha, chocolate, caramelo…

Fonte: Site Lojas Renner

You may also like

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário