4 Cuidados essenciais para cutículas

Sabemos que fazer as unhas e retirar as cutículas para ter o acabamento perfeito é paixão entre as brasileiras. Mas, não basta remover, existem cuidados que são necessários para saúde e aparência das cutículas, sem contar que o hábito de retraí-las deve ser repensado, pois as cutículas têm papel importante.

Saiba se realmente é necessário remover as cutículas e 4 cuidados que são essenciais para melhorar seu aspecto e aparência.

É necessário remover as cutículas?

Muitas mulheres preferem removê-las por hábito ou estética. Mas a opinião de que é suficiente empurrá-las para trás está se tornando cada vez mais escutada, uma vez que as cutículas atuam como uma barreira natural para evitar possíveis infecções.

Em ambos os casos, é muito importante hidratá-las bem antes de realizar a manicure e usar ferramentas específicas para essa tarefa: um alicate para cutículas esterilizado e de uso único, palito laranjeira ou afastador de cutículas.

O fundamental para poder ter mãos e unhas bonitas, ao mesmo tempo saudáveis, é cuidar constantemente e criar uma rotina de cuidados específicos, como os que indicaremos a seguir.

Imagem: Vix

Cuidados para cutículas

Hidratação com óleo, cera específica ou hidratante

O óleo de damasco e outros, como exemplo, amêndoas e rícino, é altamente recomendado porque reconstitui, suaviza e nutre as unhas e cutículas. Além disso, tem propriedades calmantes e regenerativas que ajudam você a combater as rachaduras irritantes que podem aparecer ao redor unha.

As ceras e hidratantes também são indicados. Aproveite para estender a hidratação das cutículas até as unhas, esses produtos além dos benefícios citados anteriormente, podem clarear manchas nas matrizes das unhas.

Imagem: Lói Cúrcio

Faça hidratações diárias e evite levar a mão à boca para roer unhas ou remover pedaços de pele, a saliva é alcalina e deixa a região ressecada, causando a má aparência.

 Ao fazer a manicure

Afaste suavemente as cutículas com palito laranjeira ou afastafor em  direção à base das unhas, antes de aplicar o esmalte. Com as cutículas hidratadas e bem cuidadas, não será necessária sua remoção, daí é só aplicar o esmalte com cuidado.

Se você faz parte do clube “preciso remover as cutículas para ter a sensação de unha bem feita”, não remova totalmente deixando muito profundo, tente tirar somente os excessos de pele.

Use luvas

Sempre que usar um produto químico (como detergente, sabão em pó e outros), use luvas de silicone ou borracha, pois esses produtos são muito agressivos para a pele, cutícula e unhas, deixando-os fragilizados e ressecados.

 Receitas caseiras

Fazer receitas caseiras para unhas e cutículas uma vez por semana em 15 minutos, ajuda a melhorar o aspecto e fortalecer. Use azeite com vitamina E (você pode obter cápsulas nas farmácias) para hidratar profundamente.

Este é um artigo colaborativo realizado pela Thais Borges – Esmaltecos Cuidados.

You may also like

14 comentários

  1. Unhas são a minha perdição. Depois que deixei o vício de roe-las, me dá gastura qdo elas estão mal feitas! Rs
    Excelente post Bjs

    1. Pois é, uma unha bem feita eleva nossa auto estima, ficamos mais confiantes \o/
      Fico feliz que tenha gostado das dicas.
      Grande beijo para você e obrigada pelo comentário. :***

    1. São super dicas mesmo.
      Coisas simples que temos em casa. Também amo receitinhas caseiras, principalmente para os cabelos.
      Depois nos fala o que você achou.
      Grande beijo :*

    1. Olá Pamela, são dicas valiosas mesmo.
      A Thaís arrasou nesse artigo.
      Depois que fizer nos fala o que achou.
      Grande beijo:*

    1. Olá Thaís, não se sinta culpada. Rsrsrs!
      Também fazia isso e confesso que melhorou bastante depois que mudei os hábitos.
      Grande beijo :*

    1. Olá Rê, fico feliz que tenha gostado das dicas. Nossas unhas merecem nosso carinho e atenção. Grande beijo :*

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário