9 dicas para uma pele impecável no inverno

O inverno afeta todo o nosso corpo, é bem conhecido por afetar o sistema respiratório, entre outros, mas não se esqueça da pele. A pele no inverno, como no verão, é exposta a intempéries, sendo a mais sensível a áreas frias; as bochechas, os lábios, o pescoço, o decote e as mãos.

Nessa época do ano a pele fica mais ressecada, áspera, descamando em alguns casos e com aparência abatida. Para ter ume pele impecável nos dias mais frios do ano é preciso seguir alguns cuidados simples de beleza que fazem total diferença.

Confira aqui neste artigo algumas dicas para cuidar da pele no inverno:

Hidratar a pele diariamente e várias vezes ao dia

Isto é especialmente importante para quem sofre de algum tipo de dermatose (dermatite atópica, psoríase). Um emoliente adequado (à base de lanolina, uréia, rosa mosqueta, etc) ajudará a manter a pele saudável durante o inverno, além de estimular a sua regeneração.

Imagem: Google

Evite lavar excessivamente as mãos 

O desgaste que afeta o dorso das mãos são um motivo frequente de consulta no dermatologista nesta época do ano, especialmente em pessoas que por razões de trabalho lavam as mãos repetidamente, para evitá-lo devemos fazer o uso de luvas, hidratação e cremes com efeito de barreira.

Imagem: Google

Evite produtos agressivos para lavar as mãos, rosto e corpo 

Use produtos dermatologicamente testados e que seja específico para o seu tipo de pele. Para limpar o rosto procure usar água micelar ou demaquilantes, a fim de remover os resíduos de poluição e maquiagem.

Evite tomar banho com água muito quente ou muito fria 

Use água morna e evite tomar banho mais de duas vezes por dia, pois isso aumenta a desidratação da pele e prejudica sua barreira protetora contra agentes externos, contribuindo para o ressecamento e demais problemas que a atinge no inverno.

Imagem: Google

Hidrate os lábios e proteja-os dos rais UVA

Os lábios sofrem muito no inverno, especialmente se houver uma alteração de base. Procure usar protetores labiais ou batom de cacau.

Imagem: Google

Não se esqueça de óculos escuros e proteção solar diária também no inverno

Por mais que associemos o uso desses produtos e objetos aos dias mais quentes do ano, é importante usá-los até nos dias com clima mais frio, uma vez que ajudam na proteção contra os raios UVA e na prevenção de manchas na pele e sinais de envelhecimento precoce.

 

Evitar, se possível, as variações bruscas de temperatura 

Acima de ar frio fora da atmosfera aquecida no interior das instalações e casas, pois isso aumenta a possibilidade de ocorrência de capilares dilatados na face (principalmente bochechas), com o consequente problema estético. Neste ponto, devemos enfatizar três aspectos:

  1. Os princípios ativos mais recomendados para a pele não sensível são: vitamina C, ácido retinoico, ácido glicólico e hidroxiácidos (com importante função antienvelhecimento).

Benefícios do ácido Glicólico

Resenha Vitamina C da La Roche Posay

 

No entanto, há peles sensíveis e intolerantes a ser utilizados outro produto, rico em substâncias, vasoconstritores e descongestionantes, tais como dexpantenol calmante, alfabisobolol, Ruscus, ácido glicirretínico … Devem evitar produtos que contenham álcool. Portanto, a avaliação dermatológica individual de cada tipo de pele é essencial.

  1. A textura do creme ideal dependerá também do tipo de pele e se sofrer de alguma condição subjacente, em geral, o fluido será melhor para a pele mista ou oleosa e para a textura do creme para a pele madura e seca.

 

Existem novas máscaras e tratamentos, como mesoterapia com ácido hialurônico, que ajudam a hidratar profundamente. Em qualquer caso, insistimos que a melhor coisa é consultar um dermatologista, seu médico especializado em cuidados com a pele, tanto saudável quanto doente.

  1. Por fim, ressalte que o inverno é o melhor momento para realizar tratamentos intensivos de despigmentação facial (para manchas escuras), tanto em casa como no consultório do médico (peelings ou máscaras químicas).

Afinal, o que é melasma?

Mitos e verdades sobre as manchas na pele

05 dicas para cuidar da pele com Melasma

Cuide da alimentação

Aumentar o consumo de vitamina C e antioxidantes é muito importante para nutrição da pele e do organismo para prepará-los contra o frio. Não se esqueça de beber entre 1,5-2 litros de água por dia.

Evitar tabaco e álcool 

Eles afetam negativamente a saúde da nossa pele, gerando radicais livres. Além disso, o álcool piora a dilatação capilar facial.

 

Esse é um texto colaborativo enviado pela Thais B. do blog Esmaltecos – unhas, esmaltes e cuidados.

 

Confiram também os artigos:

 

Dicas para manter a pele saudável durante o inverno

Cuidados com a pele e cabelos no Outono/Inverno

 

You may also like

Vamos interagir? Deixe aqui seu comentário